A maior parte da popularidade do Google é creditada à sua forma de otimização de mecanismos de busca, um programa de marca registrada do Google apelidado de PageRank. Quando o PageRank foi patenteado, a patente foi atribuída à Universidade de Stanford.
Alguns mecanismos de pesquisa da Internet são configurados para procurar palavras-chave em uma página da Web, através de uma equação matemática que leva a quantidade de tempo que as palavras-chave aparecem na página da Web e a fatores com a localização das palavras-chave para determinar a classificação da página da Web.
Outros mecanismos de pesquisa da Internet usam um processo que avalia a quantidade de vezes que uma página da Web é vinculada a outras páginas da Web para determinar essa classificação. O processo de usar links para determinar a classificação do mecanismo de pesquisa é chamado de análise de links.
As pesquisas de palavras-chave e a análise de links fazem parte de um procedimento rotineiro de mecanismo de pesquisa na Internet chamado Search Engine Optimization SEO. SEO é a arte e a ciência de tornar um site atraente para os motores de busca; quanto mais atraente um site parece para o motor de busca, melhor será sua classificação nos resultados de busca. Rankeamento é tudo.
O Google é o mecanismo de busca preferido dos usuários da web. Aproximadamente cinquenta por cento das vezes que um consumidor recorreu a um mecanismo de pesquisa para suas necessidades de internet, ele recorreu ao Google. Yahoo! foi o segundo favorito.
O PageRank foi projetado por Larry Page (o trocadilho com entre seu nome e o da ferramenta não é um acidente) e Sergey Brin enquanto eram estudantes na Universidade de Stanford como parte de um projeto de pesquisa em que estavam trabalhando sobre mecanismos de busca na Internet.
O PageRank é baseado no algoritmo de análise de links, ele é descrito como um algoritmo de análise de link que atribui um peso numérico a cada elemento individual de um conjunto de documentos de hiperlink. O objetivo é medir sua importância relativa com o conjunto. O peso numérico atribuído a qualquer elemento é chamado PageRank de E. PR(E).
O PageRank opera em um sistema semelhante a uma cabine de votação. Cada vez que encontra um hiperlink para uma página da web, o PageRank conta esse hiperlink como um voto que suporta a página da web. Quanto mais páginas linkadas para a página, mais votos de apoio a página recebe. Se o PageRank encontrar um site que não tenha absolutamente nenhum link que o conecte a outra página da Web, ele não receberá nenhum voto.
Todavia, testes feitos com um modelo como o PageRank mostraram que o sistema não é infalível. O algoritmo HITS é uma alternativa ao algoritmo PageRank.
Os poderes do Google têm uma visão obscura do spamdexing. Em 2005, o Google projetou e ativou um programa chamado nofollow, um programa que eles projetaram para permitir que webmasters e blogueiros criassem links que o PageRank ignoraria. O mesmo sistema também foi usado para manter o spamdexing no mínimo.
O Google projetou o PageRank para ser uma medida de oito unidades. O Google exibe o valor que o PageRank coloca em cada site diretamente ao lado de cada site exibido.
Foi proposto que uma versão do PageRank deve ser usada para substituir o fator de impacto ISI para que a qualidade da citação de um periódico possa ser determinada.