As redes sociais são mídias muito populares ao redor do mundo e que hoje em dia tem influenciado diferentes ações, reações e hábitos dos usuários.
No Brasil o número de pessoas conectadas à internet e principalmente às redes sociais tem aumentado a cada dia. Aliás, é possível ter uma noção a respeito desse crescimento com os dados do relatório “Digital in 2021: The Americas” que foi desenvolvido pelas empresas We are Social e Hootsuite.
O relatório mostra que cerca de 70% da população brasileira está ativa nas redes sociais e entre as mais usadas estão YouTube, Facebook e Instagram.
No caso do Instagram é interessante analisar como essa rede conquistou a atenção dos usuários e se tornou parte de sua rotina. Apenas no Brasil são 99 milhões de usuários ativos mensalmente (47% da população do país) e é exatamente aí que mora a oportunidade de expandir/melhorar as vendas.
A forma como as pessoas estão usando o Instagram não é mais a mesma e você precisa entender isso para criar as oportunidades de vendas e lucros. Hoje em dia as pessoas não usam essa rede apenas para ver as fotos ou os vídeos de pessoa “x”, mas também para conhecer lojas, produtos e outros.
Com isso nasce mais uma oportunidade de fazer negócio e seja através das suas publicações no feed ou com vídeos curtos divulgados no stories. Quer entender como que funciona as vendas pelos stories do Instagram? Veja.
Desde que o Instagram notou o seu potencial para o comércio eletrônico é possível ver seus investimentos para tornar os perfis comerciais eficientes, favorecendo o engajamento entre perfil e consumidor, e claro, as vendas.
Nos últimos anos a rede social tem lançado ferramentas que ajudam nesse processo de venda e divulgação de uma marca ou de seus produtos. Aliás, uma das ferramentas lançadas recentemente tem transformado a maneira como os empreendedores presentes no Instagram vendem seus produtos.
Chamada de “Instagram Shopping” essa ferramenta permite que o usuário marque os seus produtos nas publicações ou stories para que os seguidores interessados em os comprar possam conferir mais informações sobre eles, analisar os outros produtos e fazer a compra do que for do seu interesse.
Quando essa ferramenta foi lançada ela se limitava a funcionar apenas nas publicações feitas no feed do perfil, porém nos últimos meses a rede social tem mudado alguns parâmetros para permitir que a ferramenta funcione a partir dos stories, criando mais um “canal” para fazer a divulgação e venda.
Como usar o Instagram Shopping?
Para que consiga usar o Instagram Shopping nos stories será necessário ter uma conta comercial e ter os seus produtos cadastrados. Geralmente esse “cadastro” acontece por meio do Facebook e por isso você vai precisar ter uma loja ou catálogo de produtos na própria rede – para criar uma dessas opções basta entrar em “Gerenciador de Negócios” do próprio Facebook.
Assim que os seus produtos estiverem cadastrados você pode fazer stories e marcá-los. Essa marcação costuma direcionar os usuários para a página de compra do produto, contendo também informações sobre o mesmo. O interessante é que o “link” para comprar o produto aparece em destaque e por isso é provável que você consiga chamar a atenção de seus seguidores.
É claro que as vendas pelos stories não acontecem de um dia para o outro e sem um trabalho árduo. Se deseja vender os seus produtos será preciso investir em ações que façam o potencial cliente te notar e analisar os seus produtos. Portanto, trabalhe com um conteúdo original, interessante e que aumente o engajamento do seu perfil para elevar as vendas da sua marca.