Campanha sazonal é uma estratégia muito comum nos estabelecimentos porque ajuda a elevar o número de vendas em certas épocas do ano.
A campanha sazonal é uma ação de marketing muito útil e capaz de aumentar os resultados ao longo dos 12 meses.
Existem várias datas que podem ser aproveitadas com essa estratégia, como é o caso do Natal, Black Friday, Dia das Mães e assim por diante. São períodos que movimentam o comércio e o mercado como um todo, devido ao aumento da demanda.
Mas praticamente toda empresa aproveita essas datas para vender mais, e consegue aumentar seus resultados aquelas que se destacam. De nada adianta ter muitos clientes procurando suas soluções se você não consegue alcançá-los.
Por outro lado, as campanhas sazonais ajudam a aproveitar certas épocas em que as pessoas estão procurando os mais variados produtos e serviços, e certamente estão mais propensas a comprar.
Isso se torna ainda mais necessário durante crises financeiras, pois as ações aumentam as vendas e equilibram as contas do negócio.
Pensando nisso, neste artigo, você vai entender o conceito de campanha sazonal e qual é a importância dela para os negócios.
O que são campanhas sazonais?
Campanhas sazonais são uma estratégia de marketing e vendas trabalhada durante certas épocas do ano, mais especificamente durante as datas comemorativas.
O objetivo é divulgar ofertas e aumentar as vendas em períodos específicos, e dentre os mais comuns estão:
- Natal;
- Black Friday;
- Dia das Mães;
- Dia dos Pais;
- Páscoa.
Mas as empresas podem trabalhar vários outros períodos do ano que sejam compatíveis com seu setor. Por exemplo, um fabricante de medalha brinde personalizada pode criar campanhas durante o Carnaval.
O fato é que independentemente da data que seu negócio queira investir, as campanhas sazonais são muito importantes para ele.
Importância das campanhas sazonais
Os períodos sazonais ajudam a aquecer o comércio, visto que aumenta o consumo de produtos e serviços dos mais variados tipos. Criar campanhas para eles é uma forma de conquistar mais visibilidade e vantagem competitiva para a marca.
Mas para aproveitar essas datas, a organização precisa se planejar e definir ações compatíveis com os períodos. Só assim será possível atrair bons resultados e aumentar os lucros.
Como criar campanhas sazonais?
Agora que você já sabe qual é o contexto e a importância das campanhas sazonais, precisa saber como colocá-las em prática, e algumas formas de fazer isso são:
Planejar e definir as estratégias
Primeiramente, é necessário definir quais datas comemorativas são relevantes para o negócio. Saber escolher e planejar uma estratégia compatível com o período é fundamental para alcançar bons resultados.
Algumas datas, como Natal e Black Friday, são adequadas para qualquer tipo de negócio. Mas além de defini-las, é necessário estabelecer o quanto vai investir em cada campanha, a estratégia que será usada e como será aplicada.
Durante o planejamento, um fabricante de prensa enfardadeira hidráulica vertical vai identificar outros períodos interessantes para ele, como início de ano, mudança de estação e assim por diante.
Não existe uma única maneira de fazer isso, na verdade, a companhia deve estudar a demanda e as vendas e identificar quais períodos são mais movimentados. Faça pesquisas de mercado com os clientes e procure entender quais soluções são mais requisitadas.
Depois disso, a empresa pode começar a planejar suas campanhas sazonais, algo que deve ser feito com antecedência para alcançar os resultados esperados e impactar os clientes.
Não será apenas uma propaganda que vai convencer as pessoas a comprar, sendo necessário considerar todas as etapas de marketing e vendas, ou seja, primeiro é necessário atrair, estabelecer um relacionamento e fazer a conversão.
Todos esses passos precisam ser detalhados e cada fase deve conter as informações necessárias para que a aplicação seja assertiva.
No caso de uma loja de bateria de 150 amperes para caminhão, ela deve levantar as ideias, criar promoções e condições especiais, divulgar a campanha, trabalhar o contato dos vendedores, criar fluxo de cadência e se atentar às etapas de vendas.
Definir a mensagem da campanha
Assim como acontece em qualquer campanha de marketing e vendas, é fundamental definir a mensagem que a marca quer transmitir, o que ela deseja dizer ao cliente, como a mensagem vai chegar até ele e como ela vai convencê-lo.
Pense na imagem que seu negócio quer transmitir, a história que vai conduzir e de que maneira ela se encaixa na jornada do cliente. Tudo isso deve considerar as características do potencial comprador.
Por exemplo, considere sensações, emoções e sentimentos que quer despertar no público, considerando o que a empresa quer que ele pense dela e de que maneira esse pensamento vai desencadear ações dentro do processo de compras.
Criar um cronograma
O planejamento é muito importante, em vista disso, crie um cronograma para orientar o tempo de realização de cada etapa da campanha e seus próximos passos, tanto para o setor de marketing quanto de vendas.
Para que uma campanha de marketing seja realmente eficiente, é necessário ter tempo para trabalhá-la. Converse com sua equipe e seja franco em relação aos prazos para evitar atrasos que comprometam a estratégia.
Por fim, escolha adequadamente as datas para que os materiais estejam prontos a tempo do lançamento e a empresa consiga sair na frente dos concorrentes.
Fazer parcerias
Depois de fazer o planejamento, criar o cronograma e definir a mensagem e suas estratégias, chegou o momento de analisar o orçamento e definir o quanto a marca pode gastar.
Para fazer o cronograma, é necessário levantar os custos necessários em cada etapa, quanto é possível investir e compreender se a estratégia é financeiramente viável.
Uma empresa de locação de tenda de lona para festa terá acesso aos números reais se considerar a contratação de plataformas online para criar e enviar e-mails, bem como criação de conteúdos, anúncios patrocinados, landing page, dentre outros.
Considere a mão de obra especializada necessária, podendo ser profissionais de marketing autônomos ou agências de publicidade. Não se esqueça dos espaços e materiais físicos que serão contratados e produzidos, como outdoors e panfletos.
Diante de tantas possibilidades, fazer parcerias é uma maneira interessante de dividir os custos e fazer campanhas mais completas e bem elaboradas que pequenos negócios podem ter mais dificuldades para fazer sozinhos.
Preparar-se para imprevistos
Mesmo fazendo tudo certo, os imprevistos podem acontecer. Os passos que você viu anteriormente vão minimizar as chances de que algo inesperado aconteça, mas algumas coisas podem fugir do controle e existem maneiras de contorná-las.
A melhor forma de se preparar é contar com profissionais dinâmicos e criativos e que saibam improvisar. Isso ajuda a contornar as situações que fogem do cronograma, além de ajudar a seguir com a campanha.
Usar ferramentas de controle
Uma lavanderia industrial de uniformes precisa de organização para levantar e organizar dados, controlar as ações de relacionamento com o cliente, otimizar as estratégias, dentre outras práticas.
Para coletar e analisar dados, a melhor forma de fazer isso é por meio de ferramentas adequadas, que fornecem análises de clientes e ajudam a gerenciar e aprimorar o atendimento.
Essas ferramentas são muito úteis para aumentar a produtividade dos funcionários, elevam a experiência dos consumidores durante as campanhas sazonais, ajudam a atrair novos clientes e fidelizam aqueles que já compram com a marca.
Cuidar da comunicação
Para um fabricante de tecido sarja acetinada, o foco das campanhas sazonais são os clientes, mas para impactá-los, é necessário garantir que a comunicação seja eficaz e ofereça uma boa experiência.
A comunicação engloba desde as campanhas de marketing relacionadas à datas comemorativas até o momento do pós-venda. Por isso vai passar pelo atendimento ao cliente, acompanhamento de pedidos, dentre outras situações.
Acompanhar os resultados
Uma empresa de impermeabilização de cadeiras estofadas garante o sucesso de suas campanhas sazonais porque acompanha os resultados alcançados.
Na verdade, quando se trata de marketing, qualquer que seja a estratégia, é necessário monitorá-la e acompanhar seu desenvolvimento e resultado.
É assim que a companhia vai identificar pontos de melhoria e conquistar retornos cada vez maiores, fazendo valer a pena cada centavo investido.
Considerações finais
Todo tipo de empresa, como uma especializada em construção campo society, precisa criar campanhas sazonais se quiser aproveitar o aumento da demanda durante esses períodos do ano.
Os consumidores estão mais propensos a comprar nessas épocas, mas para ter resultados satisfatórios, é necessário levar o negócio ao conhecimento deles.
As campanhas sazonais são ideais para alcançar esse objetivo e trazem muitas vantagens para a companhia, sendo uma estratégia muito eficiente na hora de aumentar a visibilidade do negócio e estabelecer uma conexão positiva com o público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.