RSS é um formato de arquivo que é incorporado pelos usuários da Internet em seus sites para permitir a “sindicação web”, tornando seu conteúdo web disponível em um formato que pode ser universalmente compreendido por outras pessoas.
Em essência, RSS é um ‘mini banco de dados’ que contém títulos e descrições (um resumo ou uma ou duas linhas do artigo completo) do seu conteúdo da web, incluindo hiperlinks que permitem aos usuários vincular de volta ao artigo completo de sua escolha.
Sites RSS – ou seja, sites que contêm ‘feeds’ RSS (artigos ou postagens) – normalmente têm gráficos coloridos para indicar aos usuários que o conteúdo da Web específico está disponível por meio de feeds RSS. Esses gráficos geralmente são representados por retângulos laranjas que geralmente são marcados com ‘RSS’ ou ‘XML’.
Com sua crescente popularidade, o RSS agora está sendo adotado e usado por mais proprietários ou editores de sites. Hoje, vários recursos estão disponíveis para ajudar os internautas (e até mesmo os iniciantes) sobre como configurar e usar o RSS.
Configurar feeds RSS e adicioná-los ao seu site pode ser um processo simples que não envolve muito tempo ou dinheiro.
Abaixo estão listados alguns passos simples e básicos que você pode querer seguir:
1. Tenha seu conteúdo da web e/ou notícias em um formato de feed RSS, como XML (feeds apropriados e ‘prontos’ também estão disponíveis em outras fontes).
2. Clique no gráfico laranja – este é o ícone do feed RSS. Anote o URL do feed RSS; isso será exibido na barra de endereços (para Internet Explorer).
3. Insira o URL do feed em seu programa de criação de feed RSS.
4. Clique no botão “Gerar feed”. Isso gerará o código RSS para o seu conteúdo da web.
5. Insira o código RSS no local apropriado em seu próprio site.
Tendo criado um feed RSS para o seu site, vem a seguir a tarefa de publicar seu conteúdo e notícias da web e exibi-los em outros sites e visualizadores de manchetes. Isso é possível com o uso de leitores ou agregadores de RSS.
Leitores RSS ou agregadores de notícias são usados para visualizar determinados conteúdos da web. Os leitores RSS contêm a coleção de ‘feeds’ ou arquivos RSS de provedores de conteúdo e geralmente são classificados em 3 tipos:
· Leitores de RSS de desktop
Também conhecidos como aplicativos de desktop autônomos, eles geralmente ‘executam’ em segundo plano e são semelhantes a um cliente de e-mail, coletando os feeds e atualizando os itens automaticamente à medida que são atualizados.
· Agregadores baseados na web
São serviços online que permitem aos usuários personalizar páginas da web, atualizando-as sempre que a página é acessada ou cada vez que uma pessoa faz login no serviço.
· Agregadores/leitores de plug-in
Estes usam navegadores da web ou clientes de e-mail, que permitem aos usuários visualizar feeds RSS enquanto estão dentro de um programa existente.
Ter um site habilitado para RSS oferece aos usuários da Internet (especialmente aqueles que são proprietários de sites) os seguintes benefícios:
· Permite que os usuários gerem notícias e postagens atualizadas, pois as informações e o conteúdo dos leitores ou agregadores RSS são atualizados automaticamente cada vez que o feed RSS é ‘atualizado’.
· Permite que os usuários tenham controle sobre as informações que desejam visualizar ou receber, pois podem remover um feed de sua escolha a qualquer momento.
Além desses benefícios, os sites RSS também são úteis para pessoas que realizam seus negócios na Internet, principalmente na Internet ou no Marketing Online. RSS pode ser uma ferramenta de marketing eficaz para o seu site, especialmente nos seguintes campos:
· E-mail marketing e publicação
· Marketing e otimização de mecanismos de busca
· Blogs de negócios
· Publicidade na internet
· Relações públicas digitais
· Branding e e-commerce
Além disso, o RSS pode ‘alimentar’ seu site, fornecendo o seguinte:
· Recursos valiosos, atualizados e relevantes para visitantes do site e clientes em potencial – RSS é ideal para sites que contêm (e distribuem) muitas informações que precisam ser alteradas ou atualizadas regularmente.
· Otimização de mecanismos de busca para o site.
· Aumento do tráfego para o site – seu site pode ‘colher’ e exibir informações de outros sites, direcionando mais tráfego para seu próprio site.
· Uma ampla seleção de ‘canais’ de distribuição de conteúdo, tais como PDAs, telefones celulares, correio de voz, e correios eletrônicos.
· Uma maneira confiável de ter seu conteúdo da web entregue a usuários da Internet e clientes em potencial – RSS garante que seu site seja visto pelas pessoas que estão interessadas neles, sem tê-los bloqueados e ‘limpos’ por ISPs ou filtros de spam.
Estas são apenas algumas das vantagens que o RSS pode dar ao seu site (e ao seu negócio). As possibilidades são infinitas, pois mais e mais surgem quase todos os dias. Não fique para trás – aproveite o poder de marketing e publicação do RSS.