vmw_blog_sitemap_imgcapa
Como criar um Sitemap
22 de março de 2023
VMW - Blog - Introducao_ao_google_tag_manager_imgcapa
Introdução ao Google Tag Manager
12 de abril de 2023

Aumentando a popularidade do link

Aumentando a Popularidade do Link imgcapa

Os buscadores são a porta de entrada para a Internet; eles são a primeira ferramenta que os clientes potenciais usam para encontrar os produtos e serviços de que necessitam. Justamente por conta disso, a popularidade do link tem tanta relevância. Se os clientes não encontrarem seu site, você não vende.

Você provavelmente está se perguntando “de que diabos se trata essa popularidade de link!” Bem, em uma palavra – muito! A popularidade do link refere-se a classificação atribuída ao seu site pelos buscadores, e determina a classificação que sua página obtém quando as palavras-chave são inseridas em um mecanismo de pesquisa. Agora, como tornar seu link popular?

Os mecanismos de pesquisa são a autoridade máxima, dando status e classificação para sites que têm links para suas páginas de sites relacionados, sites de qualidade. É uma fórmula simples, mas muito importante. O Google criou o sistema e agora praticamente todos os os mecanismos de pesquisa mais populares o empregam para aplicação dessa classificação.

Quanto maior a concorrência por sua palavra-chave, mais difícil será alcançar a popularidade do link, é verdade. Todavia, é quase certo que seu site nunca terá uma classificação alta em qualquer resultado de busca nos buscadores. Mas não desanime; existem maneiras testadas e verdadeiras de alcançar a popularidade do link usando palavras-chave mais competitivas.

Existem algumas coisas que você deve estar ciente. O primeiro é que existem diversas estratégias além de apenas linkar-se a um grande número de outros sites. Na verdade, pode ter exatamente o efeito oposto. Os famosos “link farms” (sites de links fazendas) – páginas contendo linha após linha de inúmeros links externos. Os mecanismos de pesquisa podem te penalizar de forma agressiva seu site se você estiver associado a link farms, então afaste-se deles!

A próxima coisa a ter em mente é a qualidade do site que está se linkando. Nunca vincule a uma página que você tenha ressalvas. A última coisa que você quer é que seu site apareça como indiscriminado e barato. Links para sites de baixa qualidade só afetarão negativamente a popularidade de seu link, se não destruí-la completamente.

Aqui vão algumas dicas para você alcançar a popularidade suprema de seus links.

Aumentando a Popularidade do Link img2O primeiro passo (e a maneira mais rápida de chegar com o pé na porta) é obter uma listagem em um diretório popular, como Open Directory Project ou o Yahoo. Se o seu site for relacionado a negócios, você desejará ser listado no Yahoo. Mesmo existindo um custo anual, será um dinheiro bem gasto. Se o seu site for institucional, a listagem será gratuita, mas levará tempo e acompanhamento para realmente listá-lo. Projeto Open Directory oferece uma listagem gratuita se você estiver relacionado tanto a uma loja virtual ou a um site Institucional, desde que esteja disposto a dedicar bom tempo para acompanhar essa listagem se fortalecer.

Um excelente passo inicial é localizar outros sites de qualidade que aumentarão a popularidade de seu link. Tente encontrar sites que estejam de alguma forma relacionados para o seu, então não só a popularidade do seu link aumentará, mas sua base de clientes também pode ser expandida. É claro que nessa seleção de sites potencial, você deve sempre evitar sites concorrentes. Criar um link para um site de conteúdo relevante diretamente relacionado ao seu aumentará as perspectivas de negócios de seu site e nutrirá a popularidade de ambas as páginas.

Nem todos os sites querem linkar para outros sites, então você terá de fazer alguma pesquisa quando estiver procurando por possíveis parceiros para se linkar. O Google é um excelente ponto de partida para sua pesquisa. Certifique-se de inserir palavras-chave que você considera que o seu público-alvo também procura para que eles possam encontrar e acessar seu site. Lembre-se, seus critérios são qualidade, alta classificação, sites não concorrentes que tenham uma página de links ou recursos. Vá a esses sites e avalie-os objetiva e criteriosamente. Olhe para a qualidade do produto, os gráficos e a facilidade de uso. Em seguida, verifique os outros sites aos quais eles estão vinculados para determinar se o seu site se encaixaria nessa rede.

Quando você identificar boas oportunidades de conexão, parta pra cima deles! A primeira coisa a fazer é adicionar um link em sua própria página de links para o site deles. Este é um passo primordial; mostra boa fé e aumenta suas chances significativamente de reciprocidade. Depois de ter adicionado seu link, você deve entrar em contato com o webmaster do site. Como isso quase sempre é feito por e-mail, certifique-se de se utilizar das boas práticas para garantir que esse contato chegue na caixa de entrada, e não pare entre os SPAMs. Na primeira oportunidade, já evidencie seu ato de altruísmo. Isso já pode arrumar alguns atalhos nesse contato.

Em seguida, certifique-se de ser lisonjeiro e deixe-os saber o quanto você aprecia o site deles. Certifique-se de enfatizar que você realmente visitou o site deles e que o site deles não é apenas uma escolha aleatória. É uma boa ideia mencionar que eles não só se beneficiarão do aumento de tráfego que seu site geraria a eles, mas você também terá um impacto positivo na popularidade do link deles também. Resumidamente, explique por que a popularidade do link é tão essencial, mas faça isso em uma frase ou duas para evitar o muitas vezes intragável tom professoral! Finalmente, diga-lhes que você agradeceria muito se eles também direcionassem reciprocamente um link para seu site.

Repita esse processo para o maior número possível de sites candidatos, tendo em conta os critérios de qualidade, além de sempre evitar a concorrência. Depois do contato estabelecido com esses candidatos a parceiros, visite seus sites hora ou outra para se certificar que você também está na lista de links deles. Dê-lhe cerca de um mês, e se nenhum link aparecer, vale tentar outro contato. Caso passe mais um tempo considerável, talvez 1 ou 2 meses, e você ainda não esteja lá, aí já é demais: é hora da exclusão desse site de sua lista. Claro, vale lembrar que, caso assim julgue, não tem nenhum problema manter em sua lista um link direcionado para um site que o conteúdo é importante para você.

Em seguida, configure um cronograma para verificar sua classificação nos motores de pesquisa com frequência para ver se a popularidade do seu link melhorou. Leva tempo e muito trabalho. Não tem caminho fácil para esse crescimento de popularidade, então mãos à obra!

Ah! Obviamente, vale ressaltar: nada adianta todo esse trabalho caso seu site não seja qualificado, atrativo, navegável… trabalhe nisso também!

Compartilhe isso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − um =