Saiba como gerar leads pelas redes sociais
Saiba como gerar leads pelas redes sociais
18 de março de 2022
Aumente as vendas pelo Instagram
Aumente as vendas pelo Instagram
24 de março de 2022

Público-Alvo e Persona: Quais as diferenças?

Público-Alvo e Persona: Quais as diferenças?

Para ter sucesso com o marketing, você precisa saber exatamente quem deseja alcançar e quais estratégias serão necessárias para chegar lá. Por isso, saber a diferença entre publico-alvo e persona é essencial.   

A partir daí, você poderá estabelecer uma comunicação mais clara e objetiva com seus clientes, com base nos seus principais interesses e necessidades.   

Pensando nisso, é fundamental personalizar e segmentar cada estratégia. Então, você vai poder estruturar o tom de voz, os formatos e a abordagem que terão maior impacto em seus clientes.   

Ou seja, entender o público-alvo e a persona de um escritório contábil, por exemplo, é o primeiro passo para ações de melhor resultado. Leia o material a seguir para entender as diferenças e os benefícios dos dois conceitos.

O que é público-alvo?

Podemos definir o público-alvo como pessoas com determinados perfis de consumo.   Dentro desse grupo é que se dá o primeiro passo para o lançamento de uma campanha de marketing.

O perfil é composto pelas informações sociais, demográficas, econômicas e comportamentais de algumas pessoas que podem ser afetadas pelo produto ou serviço oferecido por empresa de ar condicionado, por exemplo.  

Para saber quem é o seu público-alvo, é necessário realizar uma série de pesquisas e recolher dados como:

  • Estado civil;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Hábitos de consumo.

As características comuns dentro de um grupo são demarcadas a partir daí, identificando pontos de interesse em comum e que podem ser usados nas ações. 

Especialmente nas etapas de criação do produto e pesquisa de mercado, o público-alvo pode ser uma boa ferramenta inicial. Ele requer menos pesquisa do que opções mais abrangentes e fornece insights sobre o cliente ideal.   

Esse conceito também pode ser muito útil na hora de precificar e começar a determinar quais campanhas e canais podem ser mais eficazes no momento da divulgação.

Como definir o público-alvo?

Para começar a explicar como se determina o público-alvo de uma empresa, confira o exemplo abaixo.

Homens de 18 a 25 anos, solteiros, especialistas em cintas de amarração, com renda de R$ 2 mil a 4 mil mensais, atuantes na região norte do Brasil.

Ou seja, é um perfil mais abrangente mas que permite entender com que a empresa conversa/precisa falar. Vamos dar dicas para a definição do público-alvo a seguir, veja.

Fale com os interessados ​​

Público-Alvo e Persona: Quais as diferenças?Quando você quer definir seu público-alvo, é muito importante fazer uma pesquisa minuciosa com todos, para descobrir quem realmente pode se interessar pelo produto ou serviço.

Se já tem um produto definido e quer saber as melhores formas de o promover, essa pesquisa irá ajudá-lo muito.

O primeiro ponto é imaginar quem se beneficiaria mais com o cabeamento estruturado. Você pode usar as mídias sociais para encontrar esses grupos de pessoas e contatá-las.

Nessa hora, ouça o que eles têm a dizer. Uma boa pesquisa pode ajudá-lo a restringir seu produto e economizar muito em alterações futuras. Além disso, você vai obter dados importantes sobre consumidores em potencial.

Faça pesquisa de mercado 

Conhecer e entender o mercado lhe dará um conhecimento que permitirá ver as opções que seu público-alvo já tem acesso.

Pesquise como os concorrentes operam, como são os produtos, os métodos de atendimento, os canais de comunicação que utilizam e o tom de voz.

Crie grupos de segmentação

Imagine que você desenvolveu um bom produto que pode ser a solução para muitas pessoas. Para torná-lo conhecido, é preciso educar o mercado sobre ele.

O primeiro passo é criar segmentação por idade, localização, renda, etc. Uma vez formados os grupos, deve-se compreender as necessidades de cada grupo e elaborar conteúdos que correspondam a eles.

Esteja onde eles estão

Todo mundo usa a internet como um meio de comunicação – mas nem todo mundo usa os mesmos sites e plataformas para isso.

Uma parte importantíssima da definição do público-alvo consiste em mapear as redes sociais, motores de busca e outros sites que o público visado usa diariamente.

Feito isso, seu papel deve ser marcar presença nesses ambientes com consistência. Isto é, boa frequência de postagens, tom de voz relacionado à marca e materiais verdadeiramente relevantes.

Características desse tipo incentivam as pessoas a interagir com as marcas. Portanto, não subestime o poder das redes sociais.

Destaque os benefícios do seu produto

Um segredo para se destacar na web é saber vender seu produto. A palavra-chave nesse caso é “diferencial”.

O diferencial do laudo tecnico eletrico tem que ser destacado e evidenciado. As pessoas não podem ter dúvidas quanto à utilidade dele.

Essa é a metade do caminho para começar a converter e fidelizar clientes com o marketing digital.

Quanto mais informações sobre os atrativos do que se vende, maior é a audiência e, consequentemente, as vendas da empresa. 

O que é persona?

A persona é um perfil semi-ficcional do cliente ideal da empresa de portaria remota. O objetivo é que os profissionais entendam melhor quem são seus clientes e o que eles precisam para sofisticar as estratégias de marketing.

Em outras palavras, as personas fornecem mais insights, criam mais conexões e empatia entre o time de marketing e os clientes, levando a uma segmentação mais criativa e detalhada sobre os potenciais consumidores.

Em comparação com o público-alvo, a persona usa informações mais abstratas como:

  • Hobbies;
  • Dificuldades;
  • Sonhos;
  •  Ambições.

Ela vem sendo mais empregada do que o público-alvo porque cria mais proximidade entre a marca e os clientes, mas ambas podem ser utilizadas em conjunto, agregando ações mais específicas e um melhor conhecimento do mercado consumidor.

A persona tem nome e representação gráfica. Dessa forma, o departamento de marketing consegue visualizá-la com mais facilidade, fazendo ações mais direcionadas e acertadas.

Como definir a persona?

Observe um exemplo de persona: Larissa tem 30 anos. É formada em Publicidade e está no mercado de trabalho há pouco mais de 5 anos. Ganha R $5000 por mês. É ambiciosa, competitiva e tem o sonho de ter o próprio negócio.

Além desses dados, é possível incluir seus interesses e dores relacionados ao negócio, traçando soluções que podem ser apresentadas pela marca de modo a atrair e converter a personagem, dentro de um nicho que pode ser maior e mais diverso.

Agora, veja algumas dicas para elaborar a melhor persona para o seu empreendimento especializado em blocos intertravados.

Faça entrevistas

Uma ótima maneira de começar o processo de criação da sua persona é por meio de uma entrevista. Para isso, será preciso selecionar os entrevistados.

Os usuários mais ativos nas redes sociais da empresa são boas escolhas para isso. Você também pode selecionar as pessoas em seu banco de dados e escolher aquelas que mais compram seus produtos.  

Uma dica importante neste caso é que você elabore uma série básica e contínua de perguntas e conduza a entrevista como se fosse uma conversa mais informal.

Seja detalhista

A partir das informações coletadas durante a entrevista, você terá que organizar todos os dados obtidos e, assim, começar a desenvolver a persona na prática.  

É importante preparar um documento que reúna tudo isso e compartilhá-lo com os colaboradores.

Dê um nome à persona

Nomear a persona é importante, pois simplifica as tomadas de decisões internas e humaniza as estratégias. Com um nome simples, é possível definir a persona como objetivo principal para cada ação.

Essa facilidade é especialmente útil no dia a dia atribulado de grandes empresas de ensaio de dureza, por exemplo.

Liberte-se dos estereótipos

É fundamental que o desenvolvimento da persona seja realmente relevante. Para alcançar isso, é fundamental utilizar fontes de informação realmente confiáveis.  

Todo esse processo deve ser baseado em dados reais e não apenas em suposições que criam um estereótipo que, na prática, não existe.

Público-alvo x persona: qual escolher?

Público-Alvo e Persona: Quais as diferenças?Se o seu objetivo é fazer pesquisa de mercado, o público-alvo permitirá a coleta de dados com mais profundidade.

Por outro lado, se você deseja criar estratégias de marketing digital ou começar a investir mesmo com recursos limitados, a segmentação por persona pode render resultados satisfatórios, assim como as campanhas.

De qualquer modo, é sempre recomendável começar pela pesquisa de público-alvo. Isso dará uma visão geral do seu negócio e restringirá os consumidores que compram seu produto ou serviço.

A partir daí, realize a segmentação através da persona. Devido à maior precisão, tanto demográfica quanto comportamental, você pode coletar dados sobre a jornada de compra do cliente.

Como resultado, você pode usar perfis para orientar seus esforços de marketing. Pesquisas apontam que leads nutridos têm 20% mais chance de fazer uma compra em comparação a leads que não são nutridos.

É importante lembrar que a nutrição eficaz está sempre relacionada à criação de uma persona.

Considerações finais

Público-alvo e persona são dois conceitos com abordagens um pouco parecidas. Na verdade, eles se complementam. Por isso, é importante saber a diferença entre eles para elaborar as estratégias de marketing corretas para o negócio.  

Os benefícios de ambos são variados, desde trabalhar com o tom de voz certo até escolher o formato de conteúdo mais indicado.

É importante lembrar que cada nicho possui características próprias no que diz respeito ao delineamento de conceitos.

Essas são as informações básicas para diferenciar público-alvo e persona e, então, saber como aplicá-los ao seu planejamento de marketing!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe isso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − dois =