Uma vez que os motores de busca são a primeira opção para as pessoas na Internet à procura de bens ou serviços, a posição que seu site aparece nos resultados de pesquisa é um fator importante.
Se o seu URL aparecer muito abaixo na lista de resultados, as chances do consumidor nunca encontrá-lo aumentam de forma significativa. Depois de alcançar uma posição elevada no motor de busca, é essencial que você se certifique de manter a alta classificação que você trabalhou tão duro para conseguir.
Isso significa que você deve criar uma estratégia para monitorar suas posições nos Search Engines. Essa estratégia é fundamental para o sucesso de qualquer campanha de marketing. Pense na sua pesquisa de posições do motor como seu portfólio online.
Você deixaria sua carteira de ações estática, regida pelo acaso e pelo mercado, ou você manteria o controle de suas ações para que você possa comprar e vender quando for a hora certa? Isto é a maneira como você deve considerar suas posições nos mecanismos de busca.
Esteja ciente de que no início, só depois das aplicações de sua estratégia após a indexação resultarão no resultado que espera. O que você precisa estar atento é o momento que essa subida atinge um platô. Quando isso acontece, sua campanha de posicionamento do mecanismo de pesquisa passa para o estágio dois, a fase de monitoramento e proteção.
No estágio dois, não se preocupe com o curto prazo flutuações em suas posições. Estes são semelhantes as subidas e descidas sutis de ações em uma carteira de investimentos, por exemplo.
O movimento de curto prazo é parte integrante de todo o processo. São as mudanças de longo prazo que você deve focar em sua estratégia.
Analisar as tendências de longo prazo das posições dos mecanismos de pesquisa é vital.
A maneira como os mecanismos de pesquisa classificam sites podem mudar de uma hora pra outra, sem aviso. Se você não sabe dessas mudanças – muitas das quais são sutis, mas podem ser mortais para o seu ranking – sua posição pode cair para o final da lista antes que você possa se orientar.
Para evitar esse tipo de queda abrupta, você deve criar um sistema para monitorar suas posições mensalmente. Conceber um gráfico para manter o controle sobre suas posições de classificação superior ou suas principais páginas, e certifique-se de observar “o mercado” de perto.
Cada mecanismo de pesquisa usa uma fórmula para calcular as classificações dos sites. Quando um motor de busca altera esta fórmula, pode aumentar ou diminuir a sua classificação.
Alguns motores de pesquisas usam várias fórmulas diferentes, girando-as para que uma fórmula não se torne excessivamente usada ou desatualizada. Dependendo de qual fórmula está sendo aplicada, sua posição pode cair repentinamente ou subir na classificação significativamente.
Portanto, você deve verificar suas posições com frequência para detectar quando um mecanismo de pesquisa muda fórmulas e que efeito isso tem em suas posições.
Você também deve lidar com sua concorrência
Um fator crucial que você deve estar sempre atento, já que seu desempenho pode baixar sua posição automaticamente e vice-versa. A cada mês, espere mudanças de posição devido à mudanças contínuas que estão ocorrendo no seu concorrente por posição e esteja preparado para ajustar sua estratégia de marketing para compensar a diminuição dos rankings. Monitorando essas flutuações também lhe darão informações vitais sobre como fazer para melhorar seu site para aumentar sua posição nos resultados.
Claro, você deve discernir qual o mecanismo de busca quer estar, para que seus esforços de monitoramento sejam eficazes. No momento, existem dez mecanismos de pesquisa populares que direcionam a maior parte do tráfego da Internet para seus sites. O desafio que você enfrenta é que esses dez primeiros podem mudar de mês a mês.
Isso significa que você não deve apenas monitorar sua posição, mas você também deve acompanhar a popularidade do ranking dos mecanismos de pesquisa que você está monitorando. Descubra quais mecanismos de pesquisa as pessoas mais usam frequentemente.
Outro fator a ser monitorado com cuidado é uma queda repentina de suas posições em todos os motores de busca. Isso não é o mesmo que as flutuações mensais – este é um sinal de alerta vermelho neon! Pode significar várias coisas diferentes.
Se todas as suas posições nos mecanismos de pesquisa despencaram, pode indicar que os spiders dos mecanismos de pesquisa – aqueles programas que procuram seu site e classificam suas posições – encontraram algum tipo de problema com seu site. Se você mudou recentemente o código, por exemplo, o spider pode ficar totalmente confuso e, consequentemente, derrubar sua posição desastrosamente.
Se um spider se aproximar do seu site quando estiver fora do ar para ajustes ou alterações, você pode realmente desaparecer completamente de um índice de mecanismo de pesquisa. Ou um mecanismo de pesquisa pode mudar drasticamente sua fórmula e de repente, todo o seu site se torna irrelevante.
Alguns mecanismos de pesquisa contam com os resultados de outras ferramentas de pesquisa, é vital que você saiba quais são e acompanhar todos os que influenciam. O maior problema aqui é que os buscadores às vezes mudam afiliações, e isso pode criar uma grande mudança na geografia da Internet. Por exemplo: em dado momento, o Yahoo decidiu exibir apenas os resultados obtidos do Google. Então você não deve apenas monitorar suas próprias posições, mas você deve manter a par das mudanças no cenário da Internet como um todo.
Por fim, preste atenção às suas palavras-chave. As palavras-chave são os tijolos de fundação de todo o sistema de mecanismo de pesquisa, e eles exigem escrutínio individual em seus esforços de monitoramento. Se você descobriu que várias de suas posições despencaram, isso pode significar que uma página do seu site tornou-se invisível ou inacessível aos spiders dos motores de busca. Ou a concorrência por essa palavra-chave ou frase específica recentemente disparou as alturas.
Em qualquer dos casos, você deve agir rápido e eficientemente para recuperar o terreno perdido.
Sua campanha de marketing de Search Engine é um investimento. Proteja esse investimento tão diligentemente quanto você faria com suas finanças. Da mesma forma, acompanhe suas posições de uma perspectiva objetiva e monitore suas posições regularmente. Certifique-se de que seu tempo e esforço sejam recompensados mantendo seu olho no quadro geral – em sua campanha de marketing de longo prazo.