Se você tem um negócio voltado para produtos, a Internet oferece uma capacidade única de atingir um público amplo. Com essa tecnologia, é fácil construir sua própria loja de comércio eletrônico.
Loja de comércio eletrônico
O mundo de hoje é um mundo de comércio eletrônico (comércio eletrônico ou e-commerce). E-commerce, claramente denominado como comércio na web, significa basicamente a venda de mercadorias ou serviços pela Internet com transações eletrônicas e também por meio de uma rede segura. E-commerce não é apenas comprar e vender ou fornecer serviços, mas também é um método de publicidade e marketing por meio de um sistema eletrônico, significa também facilitar o andamento das transações comerciais eletronicamente. No momento, o e-commerce é uma tecnologia bem estabelecida em todos os principais países. Na maioria dos casos, o marketing na Internet exige que você tenha sua própria loja de comércio eletrônico para obter o máximo retorno.
Requisitos de uma loja de comércio eletrônico
Construir um e-commerce não é uma tarefa fácil. É necessário um software que possa gerenciar os clientes, bem como suas necessidades. O software de comércio eletrônico deve ser capaz de lidar com estoque, custos de envio e manuseio, impostos, despacho e processamento de pagamentos dos pedidos do cliente. Você pode encontrar muitas opções ao se preparar para construir uma loja de comércio eletrônico. Antes de escolher qualquer um deles, é importante ter uma visão clara de suas necessidades. Os requisitos técnicos podem incluir cupons, sistemas de rastreamento, opções de login do cliente ou qualquer outra coisa. Outros requisitos incluem o tipo de impressão que você deseja fornecer aos seus clientes valiosos.
Estude o ciclo de vendas e marketing para determinar suas necessidades
Antes de optar por qualquer uma das soluções para construir uma loja de comércio eletrônico, estude o modelo básico de comércio eletrônico que representa todo o ciclo de vendas e marketing. O primeiro bloco de construção deste ciclo é o público no qual você define que tipo de clientes você terá como alvo. Em segundo lugar estão as commodities, nas quais você caracteriza os tipos de produtos que colocará no mercado. O terceiro é o suporte ao cliente, onde você responderá às perguntas e oferecerá soluções para problemas de clientes ou clientes em potencial. Em seguida, vem a publicidade, o marketing e o endosso, onde uma empresa promove os produtos ou serviços. Depois, vem o processamento de transações, a fase técnica mais importante do ciclo, que tratará de pedidos, impostos, processamento de pagamentos e entrega de pedidos.
As transações podem ser automáticas ou manuais. No processamento manual, você deve inserir as informações do cartão de crédito manualmente por meio de um terminal off-line. No caso de processamento automático, o formulário de pedido do cliente será configurado com um programa que processa e debita o cartão de crédito para você. Depois disso, há serviços pós negociação sobre como você fornece soluções e serviços após a venda. Por último, mas não menos importante, é o nome da marca com o qual você criará uma imagem comercial distinta para corresponder aos clientes. Ninguém prestará atenção à sua loja online, a menos que algo chame a atenção.
Pesquise suas opções
Depois de definir suas necessidades, você pode começar a pesquisar suas opções. Existem dois caminhos básicos que você pode seguir ao construir uma loja de comércio eletrônico – comprar software pronto ou construir um sistema personalizado com componentes e peças de acordo com seus requisitos e orçamentos.
Flexibilidade
Algumas empresas oferecem brindes e produtos de impulso bem colocados para melhores abordagens de marketing. Isso requer que uma solução de e-com seja flexível o suficiente para permitir vários brindes, cupons e promoções. Além disso, se o seu produto vem em uma variedade de modelos ou estilos, com diferentes opções e preços diferentes, você deve comunicar esses fatores e retratá-los de forma distinta em sua loja online. Um verdadeiro empresário certamente seguirá os padrões de seus clientes habituais, bem como daqueles que visitam diretamente o site. As ferramentas de rastreamento de estatísticas da Web podem ser uma grande ajuda para esse fim.
Fácil de usar
Algumas lojas de comércio eletrônico são muito fáceis de usar e requerem apenas alguns minutos para aprender, enquanto outras são mais complexas com tantos recursos que podem ser esmagadoras. Ser capaz de ver uma demonstração do software antes de comprá-lo é uma grande ajuda para determinar a facilidade de uso.
Escalabilidade
Poder crescer com a sua empresa é muito importante. Se você escolher uma solução muito simples agora e exigir uma solução mais robusta no futuro, perderá tempo convertendo sua loja. Se a estrutura de URL da sua loja não for consistente, você também poderá perder classificações nos mecanismos de pesquisa alterando as soluções de comércio eletrônico. Portanto, é importante escolher uma solução de comércio eletrônico que possa crescer com você. Por exemplo, alguns proprietários de lojas podem não querer cupons no começo, mas depois decidem que é uma boa ideia. Algumas lojas também podem ter limites no número de produtos, controle de estoque e rastreamento que serão muito importantes no futuro.
Segurança
De extrema importância para as lojas online é a segurança das transações. A prioridade para qualquer empresa de negócios deve ser transações seguras. Graças à Netscape por introduzir o SSL (secure socket layer), os dados podem ser protegidos pelos donos de lojas online. SSL é uma tecnologia de criptografia que criptografa uma mensagem e o destinatário a descriptografa usando a segurança RSA. Para habilitar o SSL em seu servidor web, você precisa de um ID digital (uma forma de identificação que o reconhecerá). Muitos hosts da web fornecem instalação SSL por alguns dólares a algumas centenas de dólares por ano.
No geral, ao construir sua própria loja de comércio eletrônico, quatro coisas são essenciais – flexibilidade, facilidade de uso, segurança e escalabilidade. Pesquise suas opções antes de fazer uma escolha final e, sempre que possível, faça uma avaliação gratuita de sua solução antes de comprar.