Nesse post, iremos aprender a como aplicar todas essas técnicas aos seus textos.
Título
O título do conteúdo é essencial para atrair a atenção dos usuários. O título deve corresponder exatamente ao que o usuário procura, deve fazer, também, com que o usuário sinta que a sua dúvida será respondida, ou, ainda, deve despertar a curiosidade de potenciais leitores.
Fique atento ao selecionar o título, pois alguns temas são sazonais, como assuntos relacionados a novelas, seriados, eventos, etc. Escolha o título com base nos termos que têm o maior volume de busca, assim, você tem mais chances de conseguir mais impressões para o seu conteúdo e ser mais relevante.
Por exemplo, se você for escrever um texto sobre decoração e sua inspiração é a casa de uma personagem da novela das 21h, invista num título que tem o nome do tipo de decoração e não no nome da personagem, assim, você terá um conteúdo atual por mais tempo, mesmo depois do fim da novela.
Existem algumas boas ferramentas do Google que podem ajudá-lo a tomar a decisão:
- Google trends (trends.google.com.br/trends/): Essa ferramenta mostra o volume de buscas de um ou mais termos ao mesmo tempo, comparando o volume de buscas por região, seguimento e período;
- Google suggest: Na barra de busca do Google, ao fazer uma busca, a ferramenta sugere alguns termos mais buscados. Por meio dessa ferramenta, você consegue ter uma ideia do que os usuários estão buscando:
Linha fina
A linha fina é a frase exibida abaixo do título do conteúdo. A adição de uma linha fina, contendo termos relacionados ao título do artigo ou termos descartados na definição do título pode, além de prender a atenção dos usuários, ampliar ainda mais a cobertura orgânica do conteúdo em mecanismos de pesquisas.
Veja o exemplo:
Faça uso dos termos levantados na pesquisa
É importante que você use no seu texto o maior número de palavras com alto volume de busca. Mas, vale lembrar que esses termos devem aparecer naturalmente no texto e não podem ser usados de forma exagerada.
Também é valido usar os sinônimos, sempre lembrando que eles devem ser naturais no texto.
Use as ferramentas novamente, se for necessário, para levantar mais opções de termos.
Organize o conteúdo em tópicos
Segmentar o conteúdo em tópicos, organizando as informações redigidas, facilita a leitura do usuário é pode explorar variações relevantes do tema principal, contribuindo para a visibilidade orgânica do conteúdo.
Alguns recursos que podem facilitar a leitura do usuário são:
- Parágrafos curtos, porém completos, tornam a leitura do conteúdo mais leve e incentivam o usuário a continuar a leitura do texto;
- Listas de itens, destacados com marcadores, chamam a atenção do leitor e facilitam a leitura de usuários que só “batem os olhos” no texto;
- A formatação do conteúdo de forma inteligente, destacando os principais pontos do texto, como a utilização de negrito, cores distintas, ou outro recurso, também facilita a leitura de usuários que só “batem os olhos” no texto, além de fazê-los extrair a ideia principal do conteúdo;
- A adição de um resumo das principais questões e conclusões, ao fim do texto, fortalece o ponto de vista do autor do conteúdo e facilita a compreensão de usuários que fizeram uma rápida leitura do conteúdo.
Adicione outros tipos de mídia ao conteúdo
Diferentes tipos de mídia, que ilustrem ou complementem o texto enriquecem o conteúdo, tornam a leitura mais agradável, além de ser mais um fator que influencia a visibilidade orgânica em mecanismos de pesquisa.
Coloque legenda nas imagens, otimize seus vídeos no Youtube e use os espaços com inteligência.
Veja o exemplo:
Utilize uma boa estrutura de links internos
Estimule a navegação do leitor dentro do seu site, por exemplo, coloque no final do texto links de conteúdos relacionados ou os mais lidos da semana. Faça com que o leitor tenha sempre para onde ir depois de ler o seu texto.
Veja o exemplo:
Como ver os resultados
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google, que permite, com poucas configurações, ver quais são suas principais páginas visitadas por acesso orgânico, tempo de navegação, quantidade de páginas vistas durante a visita ao site, entre outras métricas importantes.
Outra ferramenta que ajuda a quantificar os resultados obtidos com as otimizações é o Google Web Master Tools, que traz informações de quais palavras-chave estão trazendo mais visitas orgânicas, qual o posicionamento dessas palavras e qual a taxa de cliques nessas palavras (CTR).