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Começando com a automação de marketing

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Veja, a seguir, 3 “receitas” simples para começar com automação de marketing

Receita 1: Nutra assinantes em Ieads

Só porque alguém assina seu blog ou newsletter não significa que está imediatamente pronto para receber uma ligação do seu time de vendas – não importa o quão agradável você é ao telefone. Assinantes são, por natureza, passivos. Eles querem uma forma não-intrusiva e gradual para conhecer o seu conteúdo e sua empresa.

Como resultado, eles optam por permanecerem conectados através do e-mail. Por isso, seus e-mails de follow-up para eles devem ter conteúdo focado e construído com o objetivo de uma segunda conversão de conteúdo no seu site.

A receita do fluxo de trabalho a seguir contém dois e-mails, e os contatos que estão inscritos passarão por duas tentativas de conversão e irão para o próximo estágio do ciclo de vendas: se tornarão Ieads.

  1. Dispare essa série de e-mails quando um visitante se tornar um assinante (por exemplo, assinante do seu blog):
  2. Uma ou duas semanas após a assinatura, envie automaticamente por e-mail para seus assinantes uma das peças de conteúdo avançado (um whitepaper, por exemplo) de maior sucesso na geração de Ieads;
  3. O conteúdo deve ser educativo em essência (como um guia “Como Fazer”) e não para impulsionar vendas, e deve ser disponibilizado depois da pessoa preencher um formulário de uma Landing Page. Em outras palavras, assinantes não devem receber a oferta, ao menos que passem informações adicionais sobre seus interesses, sobre a empresa, cargo, budget, etc;
  4. Se nenhuma conversão ocorrer como resultado do primeiro e-mail, espere uma semana e, automaticamente, dispare mais um e-mail com uma oferta diferente de conteúdo. Tente um formato diferente (talvez um vídeo ou webinar) e/ou assunto da primeira oferta para ver se algo diferente agrada;
  5. Se o assinante converter, ótimo! Você tem um novo lead;
  6. Se o assinante não converter, adicione-o novamente para uma lista de assinantes com baixo engajamento.

Receita 2: Nutrição de leads em leads qualificados

Você pode ter toda a informação que precisa sobre um indivíduo para atribuí-lo adequadamente a um representante de vendas, mas nem todos os leads estão prontos para comprar imediatamente.

Na verdade, a MarketingSherpa descobriu que 61% dos profissionais de marketing enviam todos os leads diretamente para o departamento de vendas, mas apenas 27% desses leads são realmente qualificados ou estão prontos para falar com um vendedor. Essa receita foi desenvolvida para nutrir seus leads até o ponto que a conversa com um representante de vendas vai ser mais produtiva:

  1. Dispare essa série de e-mails quando um indivíduo converter em um formulário;
  2. Depois de 7 dias, envie um e-mail com uma peça de conteúdo relacionada com o tópico da primeira conversão. Por exemplo, se o lead foi convertido em uma oferta sobre adoção de filhotes, envie a ele um conteúdo sobre a preparação da casa para o novo cachorro;
  3. Continue com uma segunda oportunidade de conversão, desta vez, com uma oferta mais focada no que a sua empresa fornece, por exemplo, um webinar sobre escolher o cuidado certo para o filhote ou uma consulta com veterinário. Perceba que essas ofertas têm um tom diferente daquela oferta puramente educacional que você vinha enviando até o momento. A ideia é que nesse estágio, a oferta mencione o que a sua empresa faz ou passe informações sobre preços e serviços:
  4. Conforme o lead se move para a próxima etapa do ciclo de vendas – os leads qualificados – uma série de e-mails pode ter alcançado seu objetivo e o lead pode ser removido da lista de campanhas de e-mail marketing;
  5. Use automação de marketing para notificar seu time de vendas quando seus leads alcançarem esse estágio. Você também pode usar automação para disparar uma sincronização com o sistema CRM, uma vez que o lead evoluiu para um lead qualificado.

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Receita 3: Nutrindo clientes

Uma vez que o contato converteu em cliente, você também pode inscrevê-lo em uma série de e-mails para nutrição de cliente, que deve ser útil na essência e visa a ajudar o cliente a obter o máximo proveito do seu produto ou serviço.

  1. Dispare essa série de e-mails quando um lead qualificado comprar e se tornar cliente;
  2. Imediatamente após a compra. envie um e-mail de agradecimento. Essa é a primeira experiência com você desde que ele se tornou seu cliente, então. seja cuidadoso. Mantenha o design simples. você não quer que seja apenas outro e-mail marketing. Tenha certeza de que o e-mail vem de uma pessoa real, não de marketing@-company.com, e use ferramentas de personalização para mostrar que você sabe o que foi comprado;
  3. Depois de duas semanas, mande um e-mail para saber como a pessoa está indo com o item adquirido. Inclua links para quaisquer recursos que você tem para o cliente, e peça o feedback da compra. Convide o cliente para ajustar suas preferências de comunicação para que receba apenas e-mails com o que realmente lhe interessa;
  4. Use automação de marketing para remover clientes dos seus e-mails de marketing e, se possível, para acionar conteúdo personalizado em seu site, quando eles retornarem.
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