Poucas pessoas conheciam o termo Universal Analytics há pouco mais de um ano.
Sempre foi conhecido como Google Analytics entre todos nós, até o ano passado quando o Google anunciou a nova versão: GA4. O Universal Analytics (também conhecido como UA) agora é coisa do passado!
Pouco tempo depois, o Google até tornou o GA4 a versão padrão – e agora você precisava fazer alguns ajustes para poder criar uma conta do Universal Analytics corretamente.
Na semana passada, o Google anunciou que vai aposentar o Universal Analytics até julho de 2023. Todos sabíamos que esse dia chegaria – mas certamente chegou um pouco mais rápido do que todos pensávamos.
Muitas pessoas, incluindo profissionais, não gostam de GA4 – e ficam dizendo “Onde estão os relatórios padrão?!”. Por outro lado, o GA4 oferece alguns novos recursos interessantes – e uma abordagem completamente diferente para a coleta de dados.
Neste post, tentarei ajudá-lo a entender como o GA4 funciona, como ele difere do UA e o que você deve fazer com seu próprio site (ou de seus clientes) e muito mais.
As diferenças entre GA4 vs. UA
Não quero que este post seja muito técnico. Mencionarei rapidamente as principais diferenças entre UA e GA4 e fornecerei alguns links, caso você queira fazer mais pesquisas por conta própria.
Baseado em hit e baseado em evento
Essa é provavelmente a principal diferença entre o GA4 e o UA – e também podemos culpar esse recurso como o motivo pelo qual seus dados não foram transferidos para o GA4. Sim, você ouviu direito. Os dados da sua propriedade UA não serão transferidos.
A UA trabalhou em um método de coleta de dados baseado em hits. Havia tipos de hits, como hits, eventos, social, transações.
Por outro lado, o GA4 funciona em uma lógica totalmente baseada em eventos . Uma visualização de página é um evento, uma transação é outro evento, e o mesmo vale para scroll_depth, form_tracking, etc.
Eventos coletados automaticamente
Outro recurso interessante: sua tag global do site (gtag.js) agora pode detectar e coletar alguns eventos sem precisar configurar rastreamento adicional por meio de códigos ou GTM. Alguns exemplos para isso são:
- Envios de formulários,
- Rastreamentos de rolagem,
- Interações de vídeo,
- Downloads de arquivos,
- Cliques em links de saída e muitos outros.
No UA, você não pode rastrear esses eventos por padrão e precisava configurar eventos personalizados adicionais usando códigos de tags globais do site personalizados ou por meio do GTM.
Enquanto que com o GA4, você pode coletar automaticamente alguns eventos apenas ativando-os nas configurações , sem tocar em nenhum código ou se intrometer no GTM.
Integração do BigQuery
Esse pode não ser o recurso mais empolgante para os usuários finais, mas certamente é uma grande coisa para desenvolvedores e empresas. O GA4 vem com uma integração nativa do BigQuery, o que significa que você pode importar os dados completos para o BigQuery sem qualquer limitação.
No UA, você precisa ter o UA-360 para ter esse recurso (que custa US$ 150 mil/ano). No entanto, no GA4, não há apenas o BigQuery, mas alguns outros recursos do UA-360 que vêm por padrão e também são gratuitos.
Desenvolvido por IA e aprendizado de máquina
É sempre difícil para os proprietários de pequenas empresas seguir e entender seus dados corretamente em um mar de relatórios.
O Google Analytics 4 ajudará os proprietários de empresas a entender seus dados e fornecer insights acionáveis. A seção “Insights” com tecnologia de IA e ML é visível em quase todas as páginas do GA4 e pode se tornar cada vez mais útil quando você coleta mais dados.
Recursos de personalização
UA era o padrão para quase todos os casos de uso. Você poderia criar relatórios e painéis personalizados, mas não era muito provável que um usuário comum usasse esses recursos.
O GA4 se concentra muito na personalização – e permite que os usuários editem quase todas as peças, incluindo os elementos do menu principal e relatórios padrão. Até a página inicial fica mais exclusiva cada vez que você visualiza relatórios diferentes. Aqui está um resumo dos recursos de personalização que o GA4 possui:
- Editar página inicial,
- Seção Explorar,
- Editar menu esquerdo e navegação,
- Personalize eventos, dados, metas.
Muitos outros recursos novos e interessantes
- Preditivo – públicos-alvo com tecnologia de ML
- Integração mais profunda do público-alvo com o Google Ads
- Relatórios enquadrados no ciclo de vida do cliente
- Insights e previsões alimentados por inteligência artificial
- Explorer – construtores de relatórios para criar todos os tipos de relatórios personalizados
Plano de Ação e Migração de UA para GA4
Eu sei que você está acostumado com a UA – mas vamos admitir que ela acabou. Devemos começar a usar o GA4 imediatamente, coletar dados, habilitar todos os recursos possíveis e aproveitar. Aqui está o plano de ação que sugerimos:
Acompanhamento paralelo (UA e GA4 juntos)
Você não precisa (e nem deveria) deixar a UA imediatamente. Você deve continuar usando-os juntos até o momento em que o GA4 cobrir todos os recursos do UA e você se sentir confortável em usá-lo.
Portanto, comece a usar o GA4 e não toque na configuração do UA existente.
Crie sua propriedade do GA4
Você não precisa esperar mais um dia para isso: crie sua propriedade do GA4 agora mesmo. Você pode usar o assistente de configuração do GA4 para que suas propriedades UA e GA4 sejam conectadas umas às outras.
Apenas outro lembrete gentil: seus dados do UA não serão transferidos , mas apenas algumas configurações simples.
Configuração básica do GA4
Isso é muito fácil – aconselhamos que você faça isso agora e comece a coletar alguns dados básicos. Adicione o código para a tag global do site GA4 diretamente em seu site – em todas as páginas. Como alternativa, você pode usar o Gerenciador de tags do Google e configurar o GA4 por meio do GTM também.
A configuração básica fornecerá apenas as opções de rastreamento padrão: visualização de página e alguns outros dados coletados automaticamente. No entanto, a parte mais importante do seu rastreamento já está lá: os visitantes!
Algumas configurações importantes rápidas
Vitórias simples e rápidas para melhorar seus primeiros dados:
- Ative o Google Signals ( tutorial ),
- Defina a retenção de eventos para 14 meses ( tutorial ),
- Integre-se ao Google Ads, Search Console, Google Optimize e Merchant Center, se aplicável. Para compartilhamento e coleta de dados – mais cedo é sempre melhor.
- Marcar eventos coletados automaticamente.
Comece a aprender e personalizar o GA4
O GA4 é uma ferramenta relativamente nova e continua mudando todos os dias. Eu não recomendaria investir pesadamente no GA4 desde o primeiro dia. Mover lentamente suas peças e aprender GA4 é uma abordagem muito mais sólida. Enquanto isso, o produto fica cada vez melhor e recebe atualizações constantes da equipe do Google.
Você pode definir alguns eventos personalizados – o que mais importa para você. Tal como:
- Acompanhamento de e-commerce para lojas online,
- Rastreamento de formulário/conversão para sites focados em leads B2B,
- Inscrições em newsletters para blogs.
Marque esses eventos personalizados como conversões e comece a acompanhar KPIs importantes em seu GA4.
Configure seus relatórios de UA favoritos no GA4 e comece a usá-los regularmente.
Veja como o Google anunciou a mudança:
Como configurar o GA4
Posso escrever uma nova série de artigos sobre esse tópico se houver demanda, mas agora será apenas um resumo rápido. Deixe-me saber nos comentários se você deseja ter tutoriais mais aprofundados sobre como configurar o GA4.
Método 1: configurar o GA4 usando a tag global do site
Esta é a forma mais comum de configurar o Google Analytics. Foi o mesmo com o Universal Analytics – apenas o bloco de código é diferente desta vez.
Vá para Google Analytics 4 > “Admin” > “Data Streams” e clique em seu data stream. Encontre “Tag Installation” e você poderá copiar o código global da tag do site de lá.
Você precisará colar este código em cada página do seu site. Você pode usar o código header.php no WordPress, theme.liquid no Shopify ou scripts de cabeçalho personalizados em sua própria solução CMS.
Certifique-se de validar sua configuração usando o relatório RealTime no GA4.
Método 2: configuração do GA4 usando o Gerenciador de tags do Google
Eu tenho um tutorial detalhado sobre este tópico: Tutorial: Setup GA4 on Shopify using GTM . O tutorial é para Shopify, mas também será aplicável ao seu caso se você já tiver o GTM instalado em seu site.
O que acontecerá com o Universal Analytics
O UA interromperá o processamento em julho de 2023, mas você ainda terá uma alteração para acessar seus dados existentes por mais 6 meses. Você pode saber mais sobre isso no anúncio relacionado do Google .
Você tem alguma pergunta?
Sinta-se livre para adicionar aos comentários ou entrar em contato com a Agência VMW para te auxiliar nessa migração.